quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pai

Hoje tenho uma certeza, os meus filhos saíram das minhas entranhas, não literalmente, não se assustem!

Hoje ao ser Pai, também tento ser Mãe, não sei se começo a sentir o que as Mães sentem, mas que é diferente, lá isso é.
Sofro hoje de uma dicotomia parental, em que a propriedade comutativa, me obriga a que a alteração da ordem dos factores não altere o resultado final.
Não é fácil, decidir, aplicar, controlar a evolução para mais tarde analisar o final.

Não tenho medo de decidir, toda a vida se baseia em decisões, a minha pelo menos é assim, umas boas outras menos boas, umas com o resultado esperado outras nem por isso.

Ser Pai ou Mãe, acredito, não ser uma decisão racional, talvez a única na vida, é mais uma decisão da natureza, é intrínseco. Como dizia a Princess, é aquela necessidade inexplicável de querer deixar os nossos genes imortalizados neste mundo terreno, é o querer alcançar o impossível, a imortalidade através da transmissão genética e do Amor que lhe vamos acoplar. É o deixar de ser EU, para passar a ser NÓS e muitas vezes só VÓS. Aliás, só se é verdadeiramente Pai ou Mãe se existir Amor, sem Ele, nada é possível.

Hoje, tenho medo de não conseguir, tenho medo de errar, medo do impalpável.

O meu sono está mais leve, estou muito mais alerta, recordo-me que fiquei assim nas semanas seguintes ao vosso nascimento. Só me apetece colocar-vos numa redoma para que nada de mal vos aconteça. Utopia!

Existe uma concepção estúpida que diz que o Pai é o herói dos filhos, o invencível, o que tem mais músculo, o que defende com a força, o exemplo tipo Deus, o espelho de vida… achar que ser pai é ser um louco cheio de músculos a resolver os problemas com apoio da força e com poderes mágicos, é discriminação e um abuso!!! Então e TUDO o resto?

Ser Pai;
É dar beijos, é abraçar, é brincar, é educar, é ajudar a crescer, é mudar fraldas, é agradecer, é dar uma palmada, é segurar no colo, é vestir, é decidir, é limpar, é dar banho, é deitar, é ler uma história, é ir ao parque, é aprender a falar baixo, é escolher roupa, é fazer refeições, é sentar ao lado, é dar a mão, é crescer ao mesmo tempo que os vemos crescer, é ensinar, é ajudar, é APRENDER, é fazer mal e corrigir, é sorrir, é rir, é sentir, é não dormir, é chorar, é comer torradas com nutela, é ver desenhos animados na TV, é estar cansado, é levar à escola, é participar no que acham importante, é proteger cultivando a independência, é caminhar, é sentir o amor. No fim é ser AMOR.

Eu sei que tenho receio de não ser capaz…
Mas, até que a força me falte e acredito que não vai faltar, vou ser capaz, porque a Princess está em mim, para me ajudar a levantar se eu cair, para me ajudar a recomeçar sempre que falhar, para ser a bússola no meu caminho, o meu Norte.

Amo-vos, sou o PAI.


Amo-te, sou o AMIGO, sou o namorado, sou o marido, sou o amante, sou o confidente, sou o teu ABRAÇO.
Porque um homem também sabe Amar. Também é AMOR.

Sem comentários: